Carlota Valente conhecida ceramista de Arraiolos, uniu-se à Ravasqueira numa iniciativa de unir práticas ancestrais da região. O vinho e a cerâmica unem-se num programa tradicional e que desafia os visitantes a meterem a mão no barro, acompanhados de bons vinhos. Pode agendar o seu workshop diretamente no site da Ravasqueira (grupos mínimos de 5 pessoas).
Juntar saberes e sabores que marcam a região é a nova aposta da Ravasqueira, que pretende levar os visitantes a conhecerem não só os vinhos da Ravasqueira, mas igualmente a cultura, o artesanato, a biodiversidade e a gastronomia da região. Para além do ecoturismo, um programa iniciado no mês passado com o biólogo Mário Carmo, e que se realiza uma vez por mês, a Ravasqueira lança agora o programa de cerâmica.
Com a formação a cargo de Carlota Valente, o workshop é para iniciados e vai permitir uma Introdução a técnicas de construção em Cerâmica - rolinho, pinch pot, lastra e modelação livre – e fazer a moldagem do barro, conseguindo, levar a peça que criaram e decoraram – após a sua devida secagem. A sessão tem a duração de 2 horas, seguindo-se uma prova de vinhos Ravasqueira. Tendo em conta que este programa é propício ao convívio familiar, a Ravasqueira também criou um preço especial para crianças, até aos 12 anos.
Os participantes podem definir a prova de vinhos que pretendem adicionar ao workshop e ainda aproveitar para degustar produtos tradicionais (enchidos e queijos) enquanto usufruem da experiência.
A Ravasqueira vai apresentar um valor de 50 euros por adulto (com dois vinhos) e de 35 euros para as crianças (com sumo). O upgrade de vinhos é permitido (há um valor para cada patamar) e se pretender uma degustação de produtos locais, acrescem 8€. A iniciativa está disponível para marcação no website da Ravasqueira, em Enoturismo | Ravasqueira